Retorno do Planet Hemp, Twitter e a Caravana

A volta de uma das bandas mais importantes dos anos 90 pode ter começado pelo Twitter.

Tudo começou com o Tico Santa Cruz (do Detonautas) lançou uma ação para que a hashtag #PlanetHemp aparecesse nos Trending Topics do Twitter no dia 17 de Dezembro de 2009 (mais detalhes sobre isso você encontra no ebeatz).

Marcelo D2 e o dj da banda, Zé Gonzales (conhecido também como Zegon, e parte do NASA) surfaram na onda formada pelos comentários no Twitter:

Então, será que 2010 verá o retorno do Planet?

Para especular um pouco mais sobre isso, olhe algumas das respostas encontradas no livro Vamos Fazer Barulho! Uma Radiografia de Marcelo D2, de Bruno Levinson, que entrevistou Marcelo e muitas pessoas ligadas a sua trajetória e a do Planet:

Marcelo Lobatto (Empresário do Planet).

Você acha que o Planet Volta?

Acho que sim. Em algum momento. Vai chegar o momento da maturidade.

Você acharia uma boa?

Você diz como empresário? Acho que sim. Mas nem é por ai. É lógico que se desse para ganhar um dinheiro eu iria  querer ganhar. (…) Acho que o Planet Hemp tem uma importância parecida com a dos Mutantes nos anos 1970, os Titãs nos 1980. Foi o Planet nos 1990!  A banda mais importante.

Ronaldo Pereira (o Primeiro Produtor do Planet Hemp):

Por que você acha que a banda acabou?

Eu acho que o Planet acabou quando e porque o Marcelo lançou o primeiro CD solo. Na minha opinião, eles continuaram mais alguns anos por questões financeiras, mas a essência já tinha acabado. Pena que foi justamente depois da prisão, quanto todo o Brasil esperava uma resposta da banda. Em vez disso, veio um CD solo do Marcelo. Ficou parecendo que a galera amarelou. (…)

Marcelo D2  (o cara):

Mas quem é o Planet Hemp na verdade?

O Planet Hemp,  acho que sou eu, o Rafael,  o Formigão e o Bernardo. Mesmo que o Bernardo não queira, eu acho que somos nós quatro. Na real mesmo, sou eu, o Skunk, o Rafael e o Formigão. O Bacalhau estava no inicio, mas nunca participou das composições e nunca foi nosso amigo de sair junto para as baladas e agitar as paradas. Nós quatro estávamos sempre juntos e já fizemos shows com o Ronaldo, com o Yuka na bateria. Nós éramos o núcleo da banda. O B foi o cara que realmente contribuiu com a banda. Compôs, deu idéias,  idéias para capa de disco, para nomes de disco, dava opiniões sobre quais caminhos deveríamos seguir… O Zé também foi importante. O Ganja, o Apollo… Mas acho que o núcleo dos quatro é o que seria o Planet. Acho que o Planet se transformou muito mais num coletivo que numa banda de rock. (…) Acho que é quem está a fim.

 

O embrião do Planet 2010?

 

Pelo visto, dois estão muito a fim da volta do Planet (sem contar o Tico, que vai atacar de vocalista dos Raimundos em breve). A questão seria mesmo sobre qual seria a cara desse Planet do Século XXI?

No começo, o mote da banda era a liberação da maconha, hoje em dia isso faz parte do discurso do então presidente do Brasil a época do lançamento do álbum Usuário.

Por mais que Contexto seja uma das músicas que mais marcaram a trajetória do Planet, o terceiro disco (do qual ela faz parte), ficou meio perdido já que o assunto da liberação da maconha estava desgastado, e as letras ficaram meio fora de contexto, falando de um tal de Comando Delta.

O caminho desse novo Planet talvez seria retomar o ponto de onde o segundo disco da banda parou. Pois, por mais que ainda se falasse muito em maconha, houve um grande flerte com a cultura carioca (que é marcante na carreira solo do D2) e também com outros sons, como o hip hop e o electro (como na música abaixo).

E para você, o que acha de uma possível volta do Planet?

UPDATE:

E não é que o Planet fará um show no aniversário de 20 anos da MTV! Momento importante bem comemorado!

PS: República  Tcheca descriminaliza todas as drogas.

29 Respostas para “Retorno do Planet Hemp, Twitter e a Caravana

  1. no fundo no fundo acho q o EGO do D2 incha quando diz que o Planet foi uma das mais importantes dos anos 90! Quem tem q dizer isso é o povo, não ele! Mas o retorno da banda seria legal mesmo, eu ia gostar!

  2. Nem em fale de twitter ajudando no revival das bandas, porque eu super apoio! Não sou super fã do Planet Hemp, mas acho legal essa tentativa de voltar! 🙂

    Beijo Lucas e adorei que você foi o primeiro a comentar no blog! Já tinha passado aqui no seu, mas só li e não comentei nada, aproveito pra dar os parabéns e dizer que vc escreve muito bem! :*

    Nayara

  3. acho q seria uma boa se voltar sim…
    so sei q eles vão começar meio de vagar mas logo logo eles pegam o ritimo de novo.

    ou eu posso estar enganado né?

    tomara q esteja…

    VOlta Planet HEmp!!!!!

  4. Pingback: uberVU - social comments

  5. quem curtia o som dos cara nos anos 90 sabe que eles tem as manha.
    MUITO BOM!!
    demorô de voltar!!!!!1

  6. Sou fã do planet há muito tempo, desde o início. Dei uma esquecida e ultimamente voltei a ouvir. Agora eu to mais maduro e prestei melhor atenção nas letras do Planet e do D2. Maconha é só um pedaço do discurso deles. É muito mais sobre politização, violência oficial (emitida pelo Estado, não por bandidos), e exclusão social. O D2 está certo, é uma das bandas mais importantes da sua época. E por que não? Deveria ser mais uma dessas bandinhas merdas que falam de dor de cotovelo? Pro cacete com elas..

  7. Ouça por exemplo com atenção a letra da música Contexto. Maconha não é o contexto, com o perdão do trocadilho.

  8. Eles tm q volta!!!!! Pq agente continua aki…. keimando até a ultima ponta…

  9. pra mim, deviam voltar com certeza, nesses anos ai, lançaram mta merda modinha no cenário musical brasileiro. Planet é UMA das bandas que eu considero de atitude e que eu aposto que daram uma nova cara pro rock brasileiro, junto com o raimundos agora, vamo ver como vai ficar.

Deixe um comentário